Livro - Retalhos de uma vida - Lançamento
Retalhos de uma vida, conta testemunhos de guerra, sexo e relações interpessoais, analisadas segundo a perspectiva do autor - João António Fernandes - psicanalista Freudiano, que as vivenciou.
O autor optou por uma escrita simples, que possa levar a maioria das pessoas a entender a idéia Freudiana.
http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7
domingo, 9 de outubro de 2011
Energia sexual
A energia sexual constitui-se em força dinâmica, quando o indivíduo pretende levar por diante seus desejos, como realização de um ato, que o possa conduzir á satisfação, mas nada nos diz como, e através de que mecanismos, ou objetos, possa vir a conseguir realizar tal objetivo.
Existe uma idéia posterior a construir, ou já construída, que pode determinar a direção dessa energia que espera descarga, e resulta na satisfação e prazer.
A uma necessidade animal, segue-se um desejo objetal, como a escolha daquele que serve os interesses de sua realização, que é determinado por uma idéia.
Mas como só existe idéia, quando o indivíduo está sujeito ao estímulo, e adquire um sentido, temos aqui o eterno retorno ao ser primitivo, entendido como forma primária de toda a evolução.
Se o estímulo determina um sentido, somos levados a perguntar qual o sentido, que um indivíduo possa adquirir quando estimulado em zonas erógenas, que provocam uma excitação sexual ?
Como diferenciar uma postura sexualizada, daquela que não o é ?
Mas mais importante que isso, é tentar perceber, como o indivíduo é determinado por uma delas, ou ambas, e quais as causas, que lhe deram origem.
Desse modo nos parece evidente, dada a diferenciação entre posturas sexualizadas, e dessexualizadas, a existência de estímulos diferentes a que foi sujeito o ser humano, para que acontecesse tal diferenciação, que ao não ser garantida, não pode distinguir o que não fora dado anteriormente a distinguir.
Assim, julgamos como suficiente a teoria da associação em Freud para explicar o fenômeno da direção / sentido da energia, que tende a transformar-se em ato.
Marcadores:
energia sexual,
estímulos,
Filosofia psicanalítica da mente,
organização da mente,
Psicanálise,
reações,
sensações
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário