Livro - Retalhos de uma vida - Lançamento
Retalhos de uma vida, conta testemunhos de guerra, sexo e relações interpessoais, analisadas segundo a perspectiva do autor - João António Fernandes - psicanalista Freudiano, que as vivenciou.
O autor optou por uma escrita simples, que possa levar a maioria das pessoas a entender a idéia Freudiana.
http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7
sábado, 1 de outubro de 2011
Violência e conflito
Tentar explicar a violência porque existe conflito, e dizer que este é responsável pelo poder de criação no ser humano, é tentar afirmar que não existe criação sem conflito, e que deixará de existir violência se não houver conflito.
Simples demais para ser verdadeiro.
Que conflito será esse que nos atormenta a alma ?
Gerado através da impossibilidade que nos é criada, que nos aprisiona, nos amarra a um poder de pai e mãe, sociedade, em que se tem de observar o que está na lei e fora dela, cuja subjetividade não existe, e tudo é objetivo ?
Mas se assim for, o conflito nos é incorporado, devido a conflitos alheios e exteriores a cada um, em que nos é imposto o conflito à nascença, como objetivo, que nada tem a ver com a mera observação da lei do pai, mas com a relação, com quem temos de lutar para que o poder criativo nos leve ao altar.
O conflito em psicanálise não deve ser entendido como prejudicial, porque ele pode ser o gatilho para potencializar outras possibilidades no ser humano.
Afirmamos pode ser, e não a certeza que é, porque ao não desejo, nem sempre segue o desejo por alguma coisa, simplesmente não se deseja sentir o desprazer, em que o sujeito tantas vezes não sabe como sair daquela situação, com medo do fracasso, por apego, insegurança, em que se permite suportar a dor e o desprazer, por incapacidade de iniciar o salto que o possa conduzir à outra margem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário