O que nos coloca Laplanche é se na realidade o ensino da psicanálise, pode, e deve ser divulgado em círculos abertos, ou se, os temas psicanalíticos são próprios de uma sociedade secreta, de círculos fechados e impenetráveis.
De forma clara aponta para a divulgação sem entraves de alguma espécie.
O ensino da psicanálise na Universidade seria a sua institucionalização, o que levaria a conduzir a disciplina para uma política aceite de análise, o que de todo contraria seus próprios princípios, que se pauta pela subjetividade.
Laplanche finaliza:
- Seja como for, essa relação ¨política¨ entre a análise e a Universidade é, em última instância , na minha opinião, a vicissitude própria de uma relação de forças.
Uma instituição – a instituição universitária – fortemente estruturada, muito integrada socialmente, estreitamento finalizada do ponto de vista de seus objetivos, não deixaria lugar para um ensino da análise digna desse nome.
Livro - Retalhos de uma vida - Lançamento
Retalhos de uma vida, conta testemunhos de guerra, sexo e relações interpessoais, analisadas segundo a perspectiva do autor - João António Fernandes - psicanalista Freudiano, que as vivenciou.
O autor optou por uma escrita simples, que possa levar a maioria das pessoas a entender a idéia Freudiana.
http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7
sexta-feira, 15 de abril de 2011
O lugar da análise II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário