Livro - Retalhos de uma vida - Lançamento Retalhos de uma vida, conta testemunhos de guerra, sexo e relações interpessoais, analisadas segundo a perspectiva do autor - João António Fernandes - psicanalista Freudiano, que as vivenciou. O autor optou por uma escrita simples, que possa levar a maioria das pessoas a entender a idéia Freudiana. http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7

domingo, 16 de janeiro de 2011

Máquina e programa

As propriedades químicas dos açúcares e álcoois não podem ser deduzidas diretamente das de átomos de carbono, hidrogênio, e oxigênio das quais aquelas substâncias são feitas, mesmo que possa existir relações causais entre as duas categorias. Igualmente, a origem da vida não pode ser deduzida do estudo de partículas inanimadas.
Fazendo uso da terminologia da ciência da computação, as partículas elementares, os átomos, e as moléculas constituem o hardware, enquanto que os princípios organizadores são o software. O hardware serve como material suporte para o software. A seqüência de instruções, chamada "programa", está armazenada na memória do computador, mas opera em um nível mais alto do que o nível material. O programa atua como um princípio organizador, guiando o comportamento da máquina. Ele diz a ela como calcular, manipular estatísticas, e mesmo jogar xadrez. Os elétrons que se movem através dos complexos circuitos eletrônicos do computador obedecem rigorosamente as tradicionais leis da física, mas seria despropositado afirmar que as regras do xadrez podem ser deduzidas das leis do eletromagnetismo e da mecânica quântica que governam o comportamento dos elétrons. Os elétrons e os programas de xadrez existem em níveis diferentes.
Que forma teriam tais princípios organizadores? Já temos operado em um deles. Já temos visto que em sistemas fechados que estão fora de equilíbrio, tal como o relógio químico, a matéria não se comporta acidentalmente, mas pode organizar-se sob certas condições. Enquanto a randomicidade está associada com o equilíbrio, o não equilíbrio pode gerar complexidade e organização. É inteiramente concebível que o sistema de partículas da sopa primordial sobre a Terra poderia ter prosseguido por meio de uma série de abruptas bifurcações que a conduziram, nível a nível, passo a passo, a estágios crescentes de complexidade de auto-organização, culminando na emergência de estruturas capazes de auto-replicação, e finalmente a própria vida.
Formalmente, tudo isto é mera conjectura. Por outro lado, o que é muito provável é que os ácidos nuclêicos e as proteínas não apareceram ao mesmo tempo numa simples fase, e que a vida requer princípios emergentes organizadores que não podem ser deduzidos do comportamento das partículas elementares.
Ascensão da vida. Foi a extraordinária diversidade das espécies vivas que ele observou no globo, notavelmente no arquipélago Galápagos, enquanto viajava ao redor do mundo no H.M.S.Beagle, que deu ao naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) a inspiração para sua teoria da evolução das espécies (continua.)
(Extracted from Chaos and Harmony, Trinh Xuan Thuan, University of Virginia, Oxford university press, 2001).
Pensamento do dia: Considero o conhecimento de nós mesmos como uma fonte de preocupações, de inquietações e de tormentos. Convivo comigo o menos possível (Anatole France,1844-1924, escritor francês).
Fonte – www.artigonal.com

leopoldino dos santos ferreira - Perfil do Autor:
Físico e escritor. Tem cinco livros publicados. Mestre em Ciências pela COPPE-UFRJ. Doutor e Livre Docente em Física pela UFPA. Foi estagiário no Instituto de Pesquisa Nuclear de Jülch, Alemanha. Orientador de teses de mestrado na UFPA. Controlador de Vôo. Coluna de divulgação científica, Físicos e Filósofos, no jornal O Liberal em Belém. Artigos em jornais. Veja também em ´busca´do Google assim: "leopoldino dos santos ferreira."

Nenhum comentário: