Livro - Retalhos de uma vida - Lançamento Retalhos de uma vida, conta testemunhos de guerra, sexo e relações interpessoais, analisadas segundo a perspectiva do autor - João António Fernandes - psicanalista Freudiano, que as vivenciou. O autor optou por uma escrita simples, que possa levar a maioria das pessoas a entender a idéia Freudiana. http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O mistério das formas.

Enquanto a nossa compreensão do caráter holístico da matéria inanimada e de sua habilidade de se auto-organizar num sistema aberto, sem equilíbrio, permanece como um esboço, o desafio é ainda mais formidável no caso da matéria viva. O problema pode ser resumido como segue: Como pode uma coleção de moléculas, que a priori só experimentam a ação das suas vizinhas mais próximas, saber como se organizar para formar um organismo vivo que é coerente sobre distâncias muito maiores do que a separação entre moléculas? O problema é particularmente espinhoso quando se refere a seres vivos. As proteínas são longas cadeias que devem se enrolar de uma maneira complicada a fim de adotar a forma tridimensional exigida para elas exercerem seu propósito intencional. De que modo partes completamente distintas da molécula sabem como coordenar seu comportamento de modo a produzir a forma desejada? Como pode um embrião se desenvolver de uma simples célula fertilizada a um ser vivo de tremenda complexidade, a cada parte do qual é atribuída uma função específica? Este é todo o problema da diferenciação celular. Como células particulares do embrião sabem que vão se transformar em células sangüíneas, enquanto que outras vão se desenvolver em células ósseas? Há também o problema da posição no espaço: Como uma célula particular sabe o local que ela vai ocupar em relação a outras partes de um organismo e se movem em conformidade? Como as células do ouvido sabem que elas devem prosseguir para o lado da cabeça em vez de ir para o estômago? Como pode tal estranha e precisa coordenação se realizar tanto no tempo como no espaço? Estamos aqui se envolvendo com o grande mistério da elaboração de formas ( ou morfogênese) a partir do embrião.
Aqui, novamente, não podemos ajudar mas invocar uma "grande fotografia heliográfica" que guia o comportamento das células individuais em direção a um destino final quando o embrião evolui para um organismo totalmente desenvolvido. O bioquímico Francês Jacques Monod ( 1910-1976), que é mundialmente conhecido por sua defesa apaixonada do reducionismo e que certamente não pode ser acusado de ser parcial em relação ao holismo , disse isto: "Uma das características fundamentais comuns a todos os seres vivos sem exceção é de serem dotados de uma intenção de projeto, que ao mesmo tempo mostram em suas estruturas e executam através de seus desempenhos....´ Em vez de rejeitar esta noção ( que alguns biólogos têm tentado fazer), deve ser reconhecida como essencial à própria definição de seres vivos. Continuaremos a afirmar que as últimas são distintas de todas as outras estruturas ou sistemas presentes no universo por esta propriedade característica , a qual chamamos "teleonomia." (continua).

Fonte – www.artigonal.com
leopoldino dos santos ferreira - Perfil do Autor:
Físico e escritor. Tem cinco livros publicados. Mestre em Ciências pela COPPE-UFRJ. Doutor e Livre Docente em Física pela UFPA. Foi estagiário no Instituto de Pesquisa Nuclear de Jülch, Alemanha. Orientador de teses de mestrado na UFPA. Controlador de Vôo. Coluna de divulgação científica, Físicos e Filósofos, no jornal O Liberal em Belém. Artigos em jornais. Veja também em ´busca´do Google assim: "leopoldino dos santos ferreira."
(Extracted from Chaos and Harmony, Trinh Xuan Thuan, University of Virginia, Oxford university press, 2001).

Nenhum comentário: