Livro - Retalhos de uma vida - Lançamento Retalhos de uma vida, conta testemunhos de guerra, sexo e relações interpessoais, analisadas segundo a perspectiva do autor - João António Fernandes - psicanalista Freudiano, que as vivenciou. O autor optou por uma escrita simples, que possa levar a maioria das pessoas a entender a idéia Freudiana. http://www.bookess.com/read/7054-livro-retalhos-de-uma-vida-/ ISBN - 978-85-8045-076-7

terça-feira, 29 de março de 2011

Transcendência / Ontologia

O homem não cabe em si de contente, exterioriza, chegando por vezes ao êxtase, a uma euforia sem limites.
A questão de grau parece ser evidente, as diversas intensidades com que o ser humano sente as mesmas coisas são provenientes de uma forma de sentir a que está associada uma certa quantidade de energia investida.
Esse grau de importância, que o indivíduo empresta ás coisas é adquirida mediante a relação com os objetos, e o mundo envolvente, que são imagens e idéias incorporadas a partir de uma tomada de sentido.
O mundo consciente é o mundo exterior dos objetos, das cores, do movimento, das imagens, daquilo que pode ser conhecido e reconhecido, do observado e observável.
Este será o aspecto funcional ontológico proveniente de uma relação de um corpo com o meio que o rodeia.
Este é o mundo da transcendência psicanalítica, em que transcender significa saltar para fora, sair da órbita, colocando-se na periferia de uma outra qualquer, em que percebemos zonas de contato, que se tocam, relacionam, mas não se confundem, nem se fundem.
Transcendência para a psicanálise não pode ser entendido como ascendência, mas apenas desejo de expansão derivada de uma necessidade sentida pelo o corpo.
Transcender no sentido de ultrapassar suas próprias limitações, que se não for vivenciada poderá conduzir o ser humano á sua própria morte prematura, ou, o que é mais usual, á submissão de um poder alheio.
A interpretação filosófica fica assim prejudicada quando fala de superioridade do ser humano, elevação, ser superior a outra coisa, ou aos outros, que para a psicanálise são conceitos, que podem conduzir o sujeito á patologia.
Ascendência será caracterizada pelo o ato criador de um antepassado, como transmissor da vida, e do próprio sentido de vida, que é dada ao indivíduo através da transferência de uma certa forma de estar na vida do progenitor.
No entanto a interpretação filosófica apresenta outros motivos, ou seja, significados para a mesma palavra mediante uma diversidade de contextos, que tanto pode ser entendida como elevação, superioridade, predominância, como movimento dirigido para cima, como a festa católica comemorativa da subida de Cristo ao céu.
A nossa cultura cristã enraizada, não só é observada ao nível dos costumes, e dos rituais, como também se faz representar por um vocabulário rico de significados, derivados de um poder divino, com implicações importantes na verbalização.
Conforme o grau de importância que o sujeito lhe confere, o poder de interpretação fica condicionado, que tende a revelar-se através da interpretação, e da verbalização.
Nós somos a imanência dessa cultura cristã, ou seja, o fruto, que se traduz na forma de pensar e agir, embora separados de Deus, dos anjos, do céu e do inferno, que se posicionam num plano superior a nós mesmos.
O que nos habita é a cultura, o que nos transcende é o divino, porém, sem condição alguma de o alcançar, torna-se fantasioso, irrealista, e funciona como idealismo a ser perseguido, em que a neurose obsessiva, derivada da formação familiar impulsiona o indivíduo a procurar no céu, o que parece não encontrar na terra.
O que ele não encontra na terra, que procura no céu ?
Talvez o afeto e a proteção.
Num mundo, que dele emana o divino, que se encontra por toda a parte, onipresente, será a perfeita imanência em que acreditamos, que não pode ser tocada, dado transcender a capacidade humana de a habitar, embora sejamos visitados por anjos, santos, e profetas.
O desejar fazer parte desse mundo divino, parece ter uma relação intima com uma necessidade de proteção, daí a analogia que alguns autores fazem quando afirmam que Deus é mulher.
Onipresente e onipotência, revelam uma presença constante, e um poder que tudo pode, uma pressão constante, que de acordo com a intensidade sentida, pode ser entendido como um poder esmagador e punitivo, cuja falta de liberdade individual, apresenta como alternativa a entrega a um outro, cuja finalidade será alcançar a paz interior, que de outro modo seria impossível dadas as condições de repressão a que o indivíduo foi sujeito.
Nasce dessa forma de entender a relação, a hierarquia, que sendo sentida como algo emergente, emanado de um poder divino, onipotente, o indivíduo a ela se sujeita.

Marilena Chauí – a pág. 261 do seu livro – convite á filosofia- afirma o seguinte :
- Vimos que, pela lei divina, é instituída a ordem do mundo natural e humano.
- Vimos também que o conhecimento dessa lei tende a tornar-se um conhecimento especial, seja porque somente alguns são escolhidos para conhece-la, seja porque o texto da lei é incompreensível e exige pessoas capazes de fazer a interpretação (profetas e videntes), seja ainda porque a própria interpretação é obscura e exige novas interpretações.
- Magos, astrólogos, videntes, profetas, xamã, sacerdotes e pajés possuem saberes e poderes especiais.
- Sua função é trazer o sagrado para o grupo e aí conservá-lo. Pouco a pouco, porém, formam um grupo separado, uma classe social, com exigências e poderes próprios, privam a comunidade da presença direta do sagrado e distorcem a função originária que possuíam, transformando-a em domínio e poder sobre a comunidade.
A religião, como já observamos, realiza o encantamento do mundo, explicando-o pelo maravilhoso e misterioso.

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